Scroll Top

AFINAL QUE IMPACTO TEM A QUEDA CONSECUTIVA DA EURIBOR NO SECTOR DO CRÉDITO HABITAÇÃO EM PORTUGAL?

taxas
Na reta final de março, a Euribor apresenta uma nova descida a 3, a 6 e a 12 meses atingindo um novo mínimo desde janeiro de 2023.

Em março, as Taxas Euribor voltaram a desce nos prazos mais contratados em Portugal (6 e a 12 meses) a fixarem-se abaixo de 2,5%, um dos menores valores observados nos últimos dois anos. Inclusive, nas primeiras sessões de março, a Euribor a 12 meses ficou mesmo abaixo do limiar dos 2,4%.

Mas afinal que impacto tem esta queda sucessiva da EURIBOR no sector do Crédito Habitação em Portugal?

Os Bancos, num contexto de juros mais baixos, melhoram as suas ofertas.
A agressividade comercial da Banca torna-se cada vez visível, o que se traduz em excelentes ofertas nos novos empréstimos habitação e inevitavelmente em prestações mensais mais atrativas.

Spreads a partir de 0,5%, mesmo que promocionais por um prazo a curto-prazo no início do empréstimo, até spreads de 0,65% para toda a maturidade do empréstimo voltam a ser uma realidade no produto de Taxa Variável em Portugal.

De acordo com os analistas financeiros, as Taxas Euribor continuam com margem para descer ao longo de 2025 até 2%, embora sejam esperadas quedas mais lentas do que as verificadas até então.

A grande questão que se coloca é se esta tendência de queda consecutiva da Euribor compensa na escolha de um Crédito Habitação com Taxa Variável, sendo que ainda conseguimos obter uma Taxa Fixa nos 2 primeiros anos de por exemplo 2,65%? Será que uma Taxa Fixa a 2 anos de 2,65% (quando o perfil financeiro do cliente assim o permite) não oferece uma maior segurança?

Fica aqui a reflexão…

Seja qual for a opção escolhida (Taxa Variável ou Taxa Fixa), é inegável que contratualizar um Crédito Habitação neste contexto financeiro de uma queda de Taxas de Juros é a escolha acertada!
Sendo assim, porque adiar o seu sonho na compra de uma primeira casa ou mesmo de uma casa de férias naquela região de Portugal que tanto tem ambicionado?

Para Qualquer Questão, Não Hesite em Contactar-nos!