
A Taxa de Juro implícita no conjunto dos contratos à habitação foi de 3,978%, o valor mais baixo desde Julho de 2023, tendo descido 11,3 pontos base face a dezembro (4,091%), divulgou o INE
O ano de 2024 trouxe um novo dinamismo ao mercado de crédito habitação em Portugal.
Houve mais famílias a pedir empréstimos para comprar casa, uma tendência que ganhou força com a queda da Euribor ao longo do ano, o que pressionou os bancos a criar ofertas de crédito mais atrativas (sobretudo a taxa mista).
Tudo indica que, em 2025, a procura de crédito habitação vá continuar a crescer à medida que a Euribor desce para 2%.
- JUROS A BAIXAR DESDE O INÍCIO DE 2024: à medida que a Euribor desce para todos os prazos, há uma maior contratação de taxas mistas mais baixas.
- PRESTAÇÕES DOS IMÓVEIS MAIS BAIXAS: a redução das taxas de juro reflete-se nas prestações, as quais têm se tornado mais baixas.
- OFERTAS DE CRÉDITO HABITAÇÃO MAIS ATRATIVAS: os bancos estão a rever as suas soluções de crédito habitação, oferecendo taxas mistas mais competitivas e spreads inferiores a 0,8%, o que promove uma maior adesão das famílias a estes produtos;
- ISENÇÃO DE IMT PARA JOVENS: desde agosto, os jovens até aos 35 anos passaram a beneficiar da isenção de IMT e Imposto de Selo na compra da sua primeira casa.
- CONTRATAÇÃO DE CRÉDITOS HABITAÇÃO DE MAIOR MONTANTE: com a descida dos juros, possibilidade de contratar empréstimos de maior montante.
DESTA FORMA, AS PERSPETIVAS PARA 2025 SÃO POSITIVAS!!!
SE TEM O SONHO DE AVANÇAR PARA A COMPRA DE UMA NOVA CASA RECORRENDO A CRÉDITO HABITAÇÃO, ESTE PODERÁ SER O MELHOR MOMENTO, JÁ REFLETIU SOBRE ISSO?Para qualquer questão, não hesite em contactar-nos!